Ensino Secundário » Cursos Tecnológicos » Ministério da Educação

11-03-2011 21:28

Os cursos tecnológicos são orientados na dupla perspectiva da inserção no mundo do trabalho e do prosseguimento de estudos de nível superior. Têm uma duração de 3 anos.

Destinam-se a alunos que tenham concluído o ensino básico (9.º ano ou habilitação equivalente).

A oferta formativa compreende o curso tecnológico de Desporto.

Os planos de estudos dos cursos integram: 

  • Componente de formação geral – Visa assegurar o desenvolvimento cultural, pessoal e social  dos jovens; 
  • A componente de formação científica – Visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de saberes e competências de base do respectivo curso;
  • A componente de formação tecnológica – Visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de saberes e competências técnicos do respectivo curso.

Além da avaliação das disciplinas das várias componentes do curso, está prevista a realização de uma Prova de Aptidão Tecnológica, no ano terminal do curso, após o final das actividades lectivas e da realização do estágio.

Esta prova consiste na defesa de um trabalho/produto que evidencie as aprendizagens profissionais adquiridas pelo aluno.

A conclusão dos cursos depende da aprovação em todas as disciplinas e nas áreas não disciplinares do plano de estudos respectivo, bem como aprovação no estágio e na prova de aptidão tecnológica;

Estes cursos conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação e, ainda, de um certificado de qualificação profissional de nível 3.